Teus passos infantis eu sigo em meu fadário, vivendo aqui em teus braços, pensando em suavizar, na estrada do calvário, os Teus últimos passos!...Pequena Via e Santidade!

-Santa Terezinha-

sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Natividade de São João Batista - Dia 24 de junho"

São João Batista é um dos santos mais populares em todo o mundo cristão.
Cantos, danças folclóricas, fogueiras e quadrilhas, foguetes além das procissões e mastros, são os aspectos mais típicos da festa de João Batista.
É o único santo, além de Nossa Senhora, cujo nascimento é festejado, porque a Igreja vê nele a preanunciação do Natal de Cristo.
Os evangelistas apresentam com todo rigor a figura de João como precursor do Messias. Seu nascimento foi anunciado pelo anjo Gabriel ao pai Zacarias e recebe o nome de João por inspiração divina. Inicia sua missão alguns anos antes de Jesus iniciar a sua própria missão.
Lucas fala a respeito da infância de João: o menino foi crescendo e fortificando-se em espírito e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel (Lc 1,80).
Com palavras firmes, pregava a conversão e a necessidade do batismo de penitência. Pregava a vinda do Messias prometido e esperado. Sua originalidade era o convite a receber a ablução com água no rio Jordão, prática chamada batismo. Daí o apelido de Batista.
Teve a grande missão de batizar o próprio Cristo. Ele apresentou oficialmente Cristo ao povo como Messias, com estas palavras: "eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo" (Mt 3,11).
Falando de João Batista, Jesus lhe tece o maior elogio: "Ele é mais do que um profeta. Jamais surgiu entre os nascidos de mulher alguém maior que João Batista. Contudo, o menor no Reino de Deus é maior do que ele" (Mt 11,11).
(Paulinas)




0 comentários:

Postar um comentário