Teus passos infantis eu sigo em meu fadário, vivendo aqui em teus braços, pensando em suavizar, na estrada do calvário, os Teus últimos passos!...Pequena Via e Santidade!

-Santa Terezinha-

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"O culto dos santos na Igreja"


"A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos porque Eu sou Santo (Lev 11, 44). " (1Pd 1, 15-16)

Os católicos prestam culto de veneração aos santos canonizados da igreja. Cabe esclarecer, que o termo veneração vem do termo grego dulia, significa - respeito, admiração. Mas o que seria canonização dos santos?

"Canonização é o reconhecimento definitivo pelo qual a Igreja declara que alguém viveu exemplamente a fé, participa da glória celeste, prescrevendo que lhe seja prestada a veneração pública. Uma pessoa não é santa porque a Igreja canoniza, mas a Igreja canoniza porque ela é santa. A igreja pelo magistério solene e universal do Papa reconhece a santidade de seus membros e filhos.

Esse respeito pelos santos, pelas pessoas que viveram o evangelho de forma exemplar é uma pedagogia que nos fortalece para que sejamos também nós santos. Mas o que é ser santo?
"Ser santo é viver o amor puor a Deus e aos irmãos... O martírio constitui o cume da santidade, porque faz do cristão um seguidor de Jesus Cristo, até o ponto de deixar entregar sua vida e deixar derramar o sangue como testemunho por ele. Santos são, enfim, todos aqueles que viveram o evangelho e se encontram na casa do Pai.

Desde os primeiros séculos os cristãos prestam culto aos santos. Desde as primeiras comunidades cristãs que se presta culto aos mártires da fé. No início bastava o reconhecimento da comunidade para se iniciar o culto de veneração, mas com o tempo a Igreja exigiu procedimento mais detalhado, e a canonização passou a ser feita pelo Papa. "Na perfeição dos santos, em primeiro lugar, os católicos adoram, louvam e bendizem a obra do criador e redentor, a expressão perfeita de sua sabedoria e vitória(Repito, para que entendam, os católicos adoram e louvam as maravilhas com que o bom Deus cumulou de derramar na vida dos santos, e assim como ele fez maravilha na vida destes, os fiéis, pedem as mesmas graças, para que possam se santificar). O culto dos santos desperta, nos que estão em estado de peregrinação, o desejo de chegaram à Jerusalém celeste, onde já se encontram os bem aventurados".

A doutrina católica diz que quando morremos, nossa alma é julgada e segue seu destino, imediatamente (Hb 9, 27), por isso aqueles que morreram na justiça e na santidade, agora estão na presença do Senhor, e por isso podem interceder por nós, até o dia da parusia de Cristo, onde os corpos mortais ressuscitarão. Assim como posso eu rezar por alguém, ou alguém rezar por mim, os santos, que estão com Deus na glória, o podem fazer também. "As testemunhas que nos precederam no Reino, especialmente as que a Igreja reconhece como "santos", participam da tradição viva da oração pelo exemplo modelar de sua vida, pela transmissão de seus escritos e por sua oração hoje. Contemplam a Deus, louvam-no e não deixam de velar por aqueles que deixaram na terra. Entrando "na alegria" do Mestre, eles foram "postos sobre o muito". Sua intercessão é o mais alto serviço que prestam ao plano de Deus. Podemos e devemos pedir-lhes que intecerdam por nós e pelo mundo inteiro. (CIC 2683)¹

Para a maioria das doutrinas protestantes os mortos não estão ainda com Deus, eles ainda esperam o julgamento, por isso não admitem a intercessão. Os santos não cessam de orar por nós, intercedendo pelos nossos caminhos aqui, para atingirmos a perfeição. Nós vivemos na comunhão dos santos, onde a igreja celeste se mantém unida a igreja peregrina através de sua intercessão.

"Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda da Igreja. Eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio."

" Não choreis! Ser-vo-eis mais útil após minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida".(São Domingos, moribundo falando a seus irmãos)

"Passarei meu céu fazendo o bem na terra" (Santa Terezinha do Menino Jesus e da Santa Face)

Deus escuta seus santos filhos, como escutou Abraão no caso de Sodoma(Gn 18, 16-33), como escutou Moisés no caso das serpentes (Nm 21, 7-8), como Deus escutou a voz de um homem, pela voz desse homem o Senhor fez o sol e a lua pararem, e Deus obedeceu a voz de um homem (Jos 10, 12-14). O senhor escuta seus filhos, por isso, em obediência a santa Igreja, que possui as chaves do céu, devemos venerar os santos canonizados, e rezar pedindo intercessão.

Deus é o único que se deve adorar, mas podemos sim venerar os santos, exemplo de vida que devemos seguir, Jesus é o único mediador entre Deus e os homens ( I Tm 4,5), mas os santos fazem parte do nosso plano de salvação, intercedem por nós, e com seu exemplo, animam nossa caminhada rumo ao céu.

¹CIC = Catecismo da Igreja Católica
*Publicações da CNBB-subsídio, Sou católico, Vivo minha fé, nº 02, págs 102-104.





0 comentários:

Postar um comentário